Páginas

03/07/2014

Falamansa lança “Amigo Velho”, seu mais novo disco


Após seis anos de espera, os fãs do Falamansa têm, novamente, a oportunidade de ouvir um disco de inéditas da banda. Mas, essa não é a razão de “Amigo Velho” ser tão especial: este ano, o grupo, que conta com Tato nos vocais e violão; Alemão na zabumba; Dezinho no triângulo e percussão; e Valdir no acordeom, completa 16 anos de parceria, buscando voltar às raízes do forró, com letras positivas e uma pitada de contemporaneidade, sem medo de desagradar o público mais exigente.

Tato revela que, nos últimos anos, a simplicidade da voz e violão tem sido uma tendência mundial: “Nós optamos por retirar a bateria, reduzir as guitarras a efeitos pontuais e compor canções mais minimalistas, utilizando basicamente o instrumental do forró de raiz, que é o violão, a zabumba e o triângulo”, alega o líder e compositor do Falamansa.

Se a tentativa de voltar às raízes do forró, bem como a incorporação de novas linguagens, contribui para que a banda fuja do estigma do “forró universitário”, uma coisa não mudou: a positividade das letras.

“Nossas letras tentam passar uma mensagem positiva, de superação ao público. Não nos interessa escrever canções com conteúdo apelativo; a Falamansa quer contribuir para a música e a cultura brasileira”, conta Tato.

Novo disco, nova vida

O disco “Velho Amigo” inicia com uma canção que resume os anseios da banda nesta nova empreitada. De acordo com Tato, “Um Novo Dia” é um xaxado simples, antigo, que assimila as lições mais básicas de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Mas que, por outro lado, tem um ar moderno, uma construção pop, a começar pela introdução no violão e os efeitos de guitarra, que temperam um clássico xote, que surge somente no segundo 0:40.

“O lance de ser moderno não é uma forçação de barra. Foi algo que aconteceu naturalmente”, argumenta o cantor. “Nem o melhor profissional de marketing faria com que o som saísse tão bem arranjado.”

Responsabilidade cultural é o lema da Falamansa

“Se querem que o Falamansa escreva canções apelativas, que resumam o ser humano no carro que ele pode comprar ou a mulher que ele pode ter, podem esperar sentados.”

A fala de Tato pode parecer forte, no entanto, reflete a responsabilidade com a qual a banda trata seu trabalho. Para o cantor, a música não se restringe apenas à diversão, ela educa.

“Entendo que os modismos, na cultura e na música, surgem da vontade da juventude. Porém, tenho a crença de que devemos valorizar a cultura brasileira, os costumes e tradições, como a festa de São João, os ritmos regionais e a essência do nosso povo. Além do mais, me preocupo bastante com a repercussão das nossas canções, não queremos prestar um desserviço ao Brasil”, conclui Tato.


Confira o repertório de “Amigo velho”:

01. Um Novo Dia
02. Amigo Velho
03. Numa Festa de São João
04. Essa Música
05. DDD
06. Quem Sou Eu?
07. Minha Sorte
08. Me da Um Beijo
09. Forró a Brasileira
10. Un Petit Peu Plus D’amour11. Tudo Bem
12. O Bem Que Você Me Faz
13. Debutanaluta

Clique AQUI para baixar!


Diário de Forró

0 comentários:

Traduzir

Leandro Silva - 2014. Tecnologia do Blogger.
 
Leandro Silva Mp3 | by TNB ©2010